Cuidados extras ajudam a evitar o contágio no transporte coletivo

A pandemia não acabou, mas aos poucos a vida está voltando ao seu fluxo. Dessa forma, a cada dia aumenta o número de pessoas que precisam fazer uso do transporte público, direito essencial e permanente.

Por isso, é fundamental ficar ainda mais atento às medidas que podem ajudar a evitar a proliferação do novo coronavírus. O uso da máscara ainda é necessário e obrigatório. Dessa forma, para adentrar o ônibus é indispensável que o usuário esteja não só com máscara, mas usando-a da forma correta, ou seja, cobrindo a boca e o nariz.

Além do uso do equipamento de proteção individual, outras boas práticas de higiene pessoal também são essenciais para impedir o contágio da doença, como por exemplo: evitar tocar o rosto durante o trajeto, sempre ter álcool em gel para aplicar nas mãos durante a viagem e limpar objetos pessoais como celular e chaves, lavar as mãos e trocar de roupa assim que chegar ao destino.

O usuário do transporte coletivo também pode fazer sua parte dando preferência para pagamento por cartões magnéticos (cartão eletrônico), pois o uso de cédulas contribui para propagar a transmissão. Pensando nisso, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) adotou medidas para agilizar a venda. “Para facilitar ainda mais o acesso aos coletivos pela população, a venda de cartões eletrônicos está acontecendo dentro dos ônibus”, afirma a coordenadora executiva do SETUT, Idina Medeiros.

A entidade também elaborou ações educativas para ajudar no combate à disseminação do coronavírus. Cartazes estão fixados nos ônibus informando a obrigatoriedade do uso da máscara tanto por passageiros, como operadores. Como a higiene é uma das principais medidas de prevenção contra a pandemia, a limpeza na área externa e interna dos ônibus é reforçada diariamente, bem como a sanitização dos veículos por parte da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS).

Outra medida adotada para o uso seguro do transporte público é a respeito da circulação do ar. Os veículos estão operando com janelas abertas, mesmo os ônibus com ar-condicionado, para melhorar a circulação. Como a proteção dos colaboradores também é indispensável, são disponibilizados Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) de forma sistemática.

Idina Medeiros reforça ainda que todas as medidas seguem protocolos de segurança. “Nosso objetivo é garantir a segurança de usuários e operadores, então estamos fazendo a nossa parte por quem precisa fazer uso do transporte público”, finalizou.